Buscar

Explique porque John wycliffe e John Huss foram considerados os precursores do movimento reformista da igreja católica.

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

Por volta de 1300, a Igreja continuou a se preocupar com a heresia, e alguns cristãos continuaram sendo corajosos, independentes e deliberados. Um deles foi John Wycliffe, um teólogo da Universidade de Oxford que falava das escrituras como sendo primárias em autoridade.

Ele acreditava que qualquer um que pudesse ler deveria ter acesso a ele. Ele iniciou um movimento que traduzia a Bíblia para o inglês, copiado à mão da Bíblia latina. Na Inglaterra, pessoas famintas por espiritualidade tornaram-se parte do que foi chamado de movimento dos lolardos. Muitos estavam rejeitando a riqueza clerical, incluindo Wycliffe, que favoreceu um retorno ao ascetismo cristão.

Ele acreditava que a Igreja deveria ser pobre, como nos dias dos apóstolos. Wycliffe foi forçado a comparecer perante os bispos católicos no primeiro semestre do ano 1377 para dar conta de sua doutrina. Os bispos recorreram então ao papa Gregório XI e, em maio de 1377, Gregório emitiu cinco decretos papais contra Wycliffe. Mas Wycliffe foi protegido na Inglaterra por indivíduos poderosos, o duque de Lancaster e a rainha Joana, esposa de Eduardo III.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais