Buscar

Em alguns locais do Brasil, onde as pessoas tomam banho ou nadam em lagoas ou açudes, costuma-se dizer: Se nadou e depois coçou, é porque pegou.

Em alguns locais do Brasil, onde as pessoas tomam banho ou nadam em lagoas ou açudes, costuma-se dizer: Se nadou e depois coçou, é porque pegou. Explique a que doença essa expressão se refere e justifique sua resposta.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Em locais onde o saneamento básico é precário ou que recebem dejetos ou águas de locais com baixo saneamento, a incidência de doenças na população é grande.

Uma das doenças mais comuns nesses locais é a esquistossomose sendo que até existe um ditado famoso que diz: “Se nadou e depois coçou, é porque pegou”. Esse ditado é devido ao fato de que, ao entrarem em contato com a água, os ovos do verme causador eclodem e vão a procura de um caramujo para atingirem uma fase chamada cercária que causam coceira quando penetram a pele dos seres humanos.

Portanto, a expressão do enunciado se refere a esquistossomose porque as cercárias presentes na lagoa ou açude causam coceira quando penetram a nossa pele.

3
Dislike1
User badge image

Carlos Augusto Andrade

Schistosoma mansoni
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais