Buscar

Como o Barão de Maua ficou rico?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Iniciou sua atividade comercial no comércio, aproveitando as baixas tarifas de importação que prevaleceram no Brasil durante a década de 1830. Durante uma viagem à Inglaterra em 1840, ele fez contato com a produção industrial, especialmente o ferro.

Em 1844 , impulsionado pela nova política de protecionismo do Império, dedicou-se à indústria: seu primeiro negócio foi fornecer tubos de ferro fundido para a tubulação de um riacho no Rio de Janeiro . Instalou uma fundidora em Niterói , em frente a essa cidade, e primeiro fabricou canos e depois acessórios para barcos. Mais tarde, a partir do início da década de 1850, fundou um estaleiro em Niterói, que deixaria quase a metade dos navios imperiais que participaram da guerra no Paraguai . Ele também fabricava caldeiras para motores a vapor, maquinário industrial, postes de iluminação e artilharia.

Foi dedicado a empresas poderosas, com capital próprio ou associadas a outros empresários nacionais e estrangeiros. Ele construiu ferrovias, incluindo a primeira no Brasil, em 1854, ao lado da Baía de Guanabara .

Ele participou da elaboração do código comercial brasileiro, que inspiraria vários outros na América Latina. Com a intenção de impedir as sanções impostas pela Grã-Bretanha aos países que traficam ou compram escravos, financiou várias ações contra esse tráfego.

Ele também organizou uma empresa de navegação da Amazon . Ele construiu uma grande rede de abastecimento de água no Rio de Janeiro. Ele fundou colônias de imigrantes no norte e no sul do país, embora os dos estados do sul, onde ele instalou imigrantes da Alemanha , tiveram muito mais sucesso .

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais