Buscar

No transporte passivo temos o transporte de pequenas substâncias que atravessam a membrana plasmática com facilidade. Explique esse processo:

💡 3 Respostas

User badge image

Estudos

TIPOS DE TRANSPORTE: PASSIVO: - Difusão Simples - Facilitada - Osmose - Osmolaridade - Pressão osmótica

O QUE É?

DIFUSÃO: Movimento aleatório de moléculas entre si nos líquidos ou nos gases. A energia produtora da difusão é a energia do movimento cinético normal da matéria;

DIFUSÃO SIMPLES: O movimento cinético da moléculas ou dos íons através da membrana ocorre sem a necessidade das proteínas carreadoras. Este transporte se faz através dos interstícios da bicamada ou através dos canais aquosos;

DIFUSÃO FACILITADA: # Depende da interação das proteínas carreadoras com as substâncias ou íons a serem transportados;

COMO OCORRE?

DIFUSÃO SIMPLES: Muitas substâncias penetram nas células ou delas saem por difusão simples, isto é, como a distribuição do soluto tende a ser uniforme em todos os pontos do solvente, o soluto penetra na célula quando sua concentração é menor no interior celular do que no meio externo, e sai da célula no caso contrário. Neste processo não há consumo de energia. Ocorre a favor do gradiente.

DIFUSÃO FACILITADA: Algumas substâncias, como a glicose, galactose e alguns aminoácidos têm tamanho superior a 8 Angstrons, o que impede a sua passagem através dos poros. São, ainda, substâncias não solúveis em lipídios, o que também impede a sua difusão pela matriz lipídica da membrana. No entanto, estas substâncias passam através da matriz, por transporte passivo, contando, para isto, com o trabalho de proteínas carregadoras (proteínas transportadoras).

OSMOSE: A água é a mais abundante substância a se difundir através da membrana celular.

Difusão Bilateral---> DiFerença de concentração para a água --->Movimento REAL da água

PRESSÃO OSMÓTICA: É a quantidade de pressão necessária para interromper a OSMOSE

Resumindo, NÃO HÁ GASTO DE ENERGIA! ATP, ATPASE... NADA! Se estiver tendo dificuldades com termos fundamentais ex:soluto, solvente. Volte um pouco na química básica.

FONTE:http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17272/material/AULA%203%20-%20Transporte%20atrav%C3%A9s%20da%20membrana%203.pdf

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para que as células funcionem conforme o esperado, faz-se necessário um eficiente sistema de transporte de fluidos e substâncias. Esse transporte, quando realizado no sentido do gradiente de concentração, é chamado de passivo podendo ocorrer por difusão simples, difusão facilitada e osmose.

A difusão simples ocorre quando pequenas moléculas apolares ou gases, como o oxigênio, atravessam a membrana plasmática para equilibrar o gradiente de concentração sem o auxílio de nenhum composto. Outro processo análogo é a difusão facilitada, porém esta ocorre com o auxílio de proteínas carreadoras chamadas de permeases. Agora, quando é interessante que o solvente seja transportado no sentido do gradiente de concentração, a célula realiza a osmose.

Portanto, o transporte passivo pode ocorrer por difusão simples, difusão facilitada e osmose. Na difusão simples ocorre a transferência de pequenas moléculas apolares e gases pela membrana sem qualquer ajuda até que ocorra um equilíbrio do gradiente de concentração, enquanto que na difusão facilitada há auxílio de proteínas carreadoras. Finalmente, a osmose consiste do transporte do solvente pela membrana plasmática.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais