Buscar

Leia, com atenção, as afirmações acerca do movimento das Diretas Já. Marque C ao lado das corretas e E ao lado das erradas.( ) Foi um movimento pol

Leia, com atenção, as afirmações acerca do movimento das Diretas Já. Marque C ao lado das corretas e E ao lado das erradas. ( ) Foi um movimento político democrático com grande participação popular que ocorreu no ano de 1984. ( ) Era um movimento favorável e apoiava as eleições indiretas para presidente da República no Brasil. ( ) Ocorreram diversas manifestações populares em muitas cidades brasileiras como, por exemplo,passeatas e comicios. ( ) Foi um evento com participação apenas de populares e artistas. ( ) O movimento não conseguiu a aprovação das eleições diretas para presidente.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Diretas já foi uma campanha política realizada no Brasil durante os anos de 1984 e 1985, que reivindicava o direito de eleger o presidente do país pelo voto direto dos eleitores.

A primeira demonstração pública em favor de eleições diretas foi realizada no município recém-emancipado de Abreu e Lima , na região metropolitana de Recife , em Pernambuco , em 31 de Março de 1983 . Organizada por membros do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no município, a manifestação foi divulgada por jornais do estado. Ele foi seguido por manifestações em Goiânia , a 15 de junho de 1983 e Curitiba em novembro do mesmo ano.

A repressão se intensifica, mas o movimento pela liberdade aumenta a pressão com demonstrações contínuas por meio de eleições diretas. Na televisão, o general Figueiredo descreve as manifestações como subversivas .

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais