Buscar

Quais são os dois tipos de tecidos apitelial?cite órgãos onde cada um pode ser encontrado?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O epitélio é o tecido formado por uma ou várias camadas de células unidas, que cobrem todas as superfícies livres do corpo e constituem o revestimento interno das cavidades, órgãos ocos, ductos corporais, bem como formar as membranas mucosas e glândulas. O epitélio também forma o parênquima de muitos órgãos, como o fígado. Certos tipos de células epiteliais têm extensões chamadas cílios, que ajudam a remover substâncias estranhas, por exemplo, das vias aéreas.

O epitélio plano queratinizado estratificado É o que forma a epiderme da pele, na qual as células mais superficiais estão mortas e cujo núcleo e citoplasma foi substituído por queratina , que forma uma camada forte e resistente ao atrito, impermeável à água e quase impenetrável pelas bactérias, adaptação às funções de proteção.

Epitélio pseudoestratificado são aqueles epitélios nos quais todas as células entram em contato com a lâmina basal, mas nem todas alcançam a superfície, então são na verdade simples epitélios, com vários tipos de células organizadas em uma única camada, mas com seus núcleos em diferentes níveis, dando o falso aspecto de ter várias camadas. Células que não atingem a superfície têm uma base larga com uma extremidade apical estreita, enquanto aquelas que chegam têm uma base estreita e uma extremidade apical ampla.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais