Buscar

A osmose é um processo de moléculas de água através da membrana semipermeável. Quanto aos tipos de fenômenos e suas consequências, que estão

A osmose é um processo de moléculas de água através da membrana semipermeável. Quanto aos tipos de fenômenos e suas consequências, que estão envolvidos no deslocamento da água na célula vegetal, assinale a alternativa correta. a) na plasmólise o citoplasma e a membrana plasmática não se ligam da parede celular. b) na plasmólise a célula perderá mais água, quando a concentração do meio for muito maior do que a da célula. c) na célula flácida ocorre o aumento do volume do citoplasma, com consequente aumento da pressão sobre a parede celular. d) a célula túrgida em uma solução hipertônica ganha muita água, causando o desligamento entre a m. Plasmática e a parede celular. e) na deplasmólise, em que a célula é colocada em água pura, ela se torna flácida.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A osmose é um fenómeno físico relacionada com o movimento de um solvente através de uma membrana semipermeável, tal comportamento envolve uma difusão simples através da membrana, sem gasto de energia. A osmose da água é um importante fenômeno biológico para o metabolismo celular dos seres vivos.

As membranas das células vegetais também são semipermeáveis e, neste caso, também em um ambiente isotônico, a passagem da água em ambas as direções é equilibrada. Na presença de um meio hipotônico, a célula absorve água preenchendo seus vácuos, dando origem a uma situação chamada turgidez. Por outro lado, em um ambiente hipertônico, a água deixa a célula através da membrana, e a parede celular pode ser separada da membrana plasmática, causando o que é chamado de plasmólise.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais