Buscar

Faça um resumo pequeno sobre o sistema digestivo​:

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O sistema digestivo é o conjunto de órgãos responsáveis pelo processo de digestão , isto é, a transformação dos alimentos para que possam ser absorvidos e utilizados pelas células do corpo. A função que desempenha é a de transporte de alimentos, secreção de sucos digestivos, absorção e excreção de nutrientes através do processo de defecação.

Na digestão bucal começa adequadamente, os dentes esmagam a comida e as secreções das glândulas salivares os hidratam e começam sua decomposição química transformando-se em bolo alimentar. Em seguida, o bolo alimentar cruza a faringe, segue o esôfago e chega ao estômago, uma bolsa muscular de um litro e meio de capacidade cuja mucosa segrega o potente suco gástrico. Na saída do estômago está o intestino delgado com seis metros de comprimento e muito dobrado sobre si mesmo. Em sua primeira porção ou duodeno, ele recebe secreções das glândulas, bile da vesícula biliar e sucos do pâncreas. Todas estas secreções contêm uma grande quantidade de enzimas que degradam os alimentos e os transformam em substâncias solúveis simples, como os aminoácidos. O trato digestivo continua pelo intestino grosso, pouco mais de um metro e meio de comprimento. Sua porção final é o reto, que termina no ânus, onde os restos de comida indigesto são evacuados no exterior.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais