Buscar

Como Durkheim define a divisão social do trabalho e a solidariedade mecânica e orgânica?​

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Durkheim definia a divisão social do trabalho como uma ferramenta de interação e solidariedade entre os indivíduos que pertencem a sociedade, fazendo um paralelo entre o trabalho e o próprio corpo humano, sendo os trabalhadores comparados aos órgãos que realizam funções específicas para um bem maior.

A solidariedade mecânica é vista em sociedades pouco complexas, sem apresentar uma função social, sendo que todos apresentam as mesmas funções essenciais para o funcionamento da sociedade, enquanto a solidariedade orgânica é vista em sociedades mais complexas, apresentando um papel social e que difere as tarefas dos indivíduos.

Portanto, Durkheim definia a divisão social do trabalho como uma ferramenta de interação e solidariedade entre os indivíduos da sociedade, sendo a solidariedade mecânica presente em sociedades mais simples sem papel social, enquanto a solidariedade orgânica presente em sociedades complexas com um papel social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais