Buscar

Quais as propriedades dos álcoois?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A grande maioria dos álcoois conhecidos são líquidos incolores à temperatura ambiente.

Álcoois são solúveis em água. Isso é decorrente da presença do grupo hidroxila do álcool que é capaz de formar ligação hidrogênio (também conhecida por pontes de hidrogênio, embora essa nomenclatura esteja extinta pela IUPAC) com as moléculas de água. Álcoois que apresentam menores cadeias de hidrocarbonetos são muito solúveis. À medida que o comprimento da cadeia de hidrocarbonetos aumenta, a solubilidade na água tende a diminuir.

O ponto de ebulição de um álcool é sempre muito maior do que o ponto de ebulição do seu alcano correspondente. Assim, por exemplo, o ponto de ebulição do etanol é mais alto do que o do etano (hidrocarboneto). O ponto de ebulição dos álcoois também aumenta à medida que o comprimento da cadeia de hidrocarbonetos aumenta.

A viscosidade dos álcoois aumenta à medida que o tamanho das moléculas aumenta. Isso acontece devido ao aumento das forças das interações intermoleculares, mantendo as moléculas mais firmemente agrupadas. A inflamabilidade dos álcoois diminui à medida que o tamanho e a massa das moléculas aumentam.

Os álcoois apresentam várias propriedades. A maioria das propriedades físico-químicas (solubilidade em água, viscosidade, ponto de ebulição, inflamabilidade) apresentada pelos álcoois são totalmente dependentes do tamanho das cadeias dessas moléculas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais