Buscar

Poema da Cachoeira (o começo de cada verso tá com letra maiúscula):"É a mesma estação rente do trem.Toda de pedra furadinha. Meu pai morou alguns anos

Poema da Cachoeira (o começo de cada verso tá com letra maiúscula): "É a mesma estação rente do trem. Toda de pedra furadinha. Meu pai morou alguns anos aqui. Trabalhando. Um dia liquidou. Ativo passivo. Cinco galinhas. E deram-lhe uma paisagem de presente. Para que eu nascesse em São Paulo. Como não houvesse estrada de rodagem. Ele foi na de ferro. Comprando frutas pelo caminho." A) Explique o modernismo (primeira fase), baseando-se no poema "Poema da cachoeira". B) Explique o que o autor quis dizer com "liquidou ativo passivo" C) Qual o sentido produzido na construção "Para que nascesse em São Paulo"

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

  • Algumas características da primeira fase do modernismo podem ser observadas no poema, como, por exemplo, o uso de versos livres, uso da síntese e de uma linguagem mais simples, além da representação de elementos locais (tais como a estação, o trem, a estrada), às vezes associada a um nacionalismo crítico.
  • O poema aborda o tema da migração interna e conta a história do próprio pai de Oswald de Andrade —autor do poema— que deixa uma cidadezinha rumo a São Paulo. “Liquidou ativo passivo” significa que o pai liquidou todos os seus negócios, propiciando assim o fim das suas preocupações financeiras, a partir da venda dos seus bens.
  • C) O pai do autor vendeu todos os seus bens, para que pudesse mudar-se para São Paulo, onde Oswald eventualmente viria a nascer.

    0
    Dislike0

    Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

    Esse e outros conteúdos desbloqueados

    16 milhões de materiais de várias disciplinas

    Impressão de materiais

    Agora você pode testar o

    Passei Direto grátis

    Você também pode ser Premium ajudando estudantes

    ✏️ Responder

    SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

    Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

    User badge image

    Outros materiais