Buscar

Preciso de 3 palavras paroxítonas acentuadas, 1 oxítona terminada em ditongo aberto e 2 monossílabos terminados em ditondo aberto.(Ditongo aberto: éi

Preciso de 3 palavras paroxítonas acentuadas, 1 oxítona terminada em ditongo aberto e 2 monossílabos terminados em ditondo aberto. (Ditongo aberto: éi ói ou éu )

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

As palavras podem ser classificadas de acordo com a posição de sua sílaba tônica (sílaba pronunciada de maneira mais forte). Quando a sílaba tônica é a última da palavra, essa palavra é oxítona; se ela for a penúltima sílaba, a palavra é proparoxítona; por fim, se a sílaba tônica for a antepenúltima sílaba, essa palavra é proparoxítona, sendo que todas proparoxítonas são acentuadas.

Com relação aos encontros vocálicos nas palavras, temos três casos: ditongos (duas vogais na mesma sílaba); tritongos (três vogais na mesma sílaba); e hiatos (duas vogais em sílabas diferentes).

Paroxítonas acentuadas: juízo, caráter, órgão.

Oxítona terminada em ditongo aberto: herói

Monossílabas terminadas em ditongo aberto: céu, réu.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais