Buscar

O período da idade média foi marcado por:

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O período temporal conhecido como Idade Média trata, nas escolas brasileiras, em grande parte das vezes, de fatos e acontecimentos históricos ocorridos na Europa, principalmente o lado ocidental desta. Apenas para fins didáticos, considera-se que a Idade Média tenha se iniciado a partir da queda do Império Romano do Ocidente, no ano de 476 d.C. e que tenha terminado com a Queda de Constantinopla em 1453 d.C., território que fazia parte do então Império Bizantino. Tomando-se como base esta linha temporal, analisaremos os feudos, unidades geográficas que estiveram presentes em inúmeros Impérios e Reinos que existiram em tal período.

Pode-se analisar alguns dos aspectos mais importantes no modelo de sociedade feudal que predominou na Europa em algumas localizações geográficas entre os anos de 476 e 1453. Um dos aspectos que pode ser analisado é o modo como os membros da sociedade se organizavam no campo da moradia. Havia os feudos, estruturas compostas pelo manso senhorial (local onde o senhor feudal produzia com a “ajuda” dos servos), pelo manso servil (região em que os servos podiam produzir para si) e as regiões mais afastadas em que predominavam florestas e bosques, de livre acesso a todos os membros da sociedade. A agricultura, portanto, dominava o campo da economia de grande parte das sociedades feudais da Europa Ocidental. O sistema predominou até a crise do feudalismo, momento em que acontecimentos históricos determinaram o declínio de todas as esferas do mundo feudal, principalmente a partir do século XI até o ano de 1453.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais