Buscar

No caso deste conto , como em muitos textos da literatura dos séculos XX e XX1, há um tipo de narrador que denominamos onisciente seletivo, que

No caso deste conto , como em muitos textos da literatura dos séculos XX e XX1, há um tipo de narrador que denominamos onisciente seletivo, que escolhe um personagem e por meio de sua interioridade analisa os outros. Justifique e exemplifique esta afirmação.

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

O narrador onisciente seletivo cria narrativas nas quais a história é analisada através de uma personagem. Assim, o ponto de vista do narrador limita-se a observar um dos atores da história, mais comumente o protagonista. Assim, o narrador abre mão de uma visão mais abrangente da realidade e passa a narrá-la segundo a óptica de uma das personagens. Portanto, a narrativa adquire uma dinâmica semelhante àquelas conduzidas por um narrador-protagonista, em que a história é conduzida a partir dos sentimentos e das percepções da personagem principal. Um exemplo é o romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert:

“Entrava em algo de maravilhoso onde tudo era paixão, êxtase, delírio. […] Lembrou-se das heroínas dos livros que havia lido e a legião lírica dessas mulheres adúlteras punha-se a cantar em sua lembrança, com vozes de irmãs que a encantavam. […] Ema experimentava uma sensação de vingança. Pois não sofrera já bastante? ”

7
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais