Buscar

Da década de 1980, ocorreram importantes transformações no espaço Mundial. Quais transformações são essas?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O Mundo Multipolar (também chamado de Nova Ordem Mundial) trata-se de uma nova organização geopolítica que expõe vários polos mundiais: os Estados Unidos figura como uma potência militar, econômica e política; o Japão ocupa a condição de segunda potência mundial; vários países da Europa como Alemanha, França Inglaterra também figuram como potências.

Já o Mundo Bipolar trata-se de um período de tempo onde os Estados Unidades da América (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) figuravam como as maiores potências mundiais, exercendo influência política, militar e econômica em todo o mundo. O Mundo Bipolar ocorreu após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e o mundo ficou dividido em países capitalistas liderados pelos EUA e países socialistas liderados pela URSS, que passaram a competir entre si através da chamada Guerra Fria (que nada mais foi que uma luta ideológica entre o comunismo e o capitalismo).

A passagem do Mundo Multipolar ao Bipolar ocorreu principalmente após a queda do muro de Berlim, em 1989, e simbolizou o fim da Guerra Fria. A definição de Mundo Multipolar se enquadra no setor econômico, aconteceu de potencias como Alemanha, Japão e China emergirem nos últimos anos transformando a geopolítica do mundo em multipolar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais