Buscar

2) Leia o texto a seguir: “A respeito dos estudos comparativos, a resposta de Weber foi a elaboração de “tipos ideais”, que constituem um dispositivo

2) Leia o texto a seguir: “A respeito dos estudos comparativos, a resposta de Weber foi a elaboração de “tipos ideais”, que constituem um dispositivo generalizante, um modelo heurístico, sobre o qual era possível aplicar a comparação. Nas suas explicações históricas comparadas, Weber rejeita sempre a hipótese de leis ou de monocausalidade; ele pensa, portanto, que um evento pode ter diversas causas e que conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito. A validade das comparações em Weber provém das suas construções empíricas dos processos de indução e de introspecção mais do que de uma verificação causal de hipóteses”. (REBUGHINI, Paola. A comparação qualitativa de objetos complexos e o efeito da reflexividade. In: MELLUCI, Alberto (Org.) Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 242 - com adaptações). A partir do fragmento de texto, avalie as afirmações: I – Os “tipos ideais” foram elaborados através de estudos comparativos. II – Para Weber, não há monocausalidade: um evento pode ter diversas causas e conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito. III – A comparação não é essencial para a construção dos “tipos ideais”. IV – Os “tipos ideais” não permitem uma explicação histórica. Estão corretas as afirmativas: Alternativas: a) II, III e IV. b) II, IV e V. c) Somente a IV. d) I e II. e) I, II e III.

💡 6 Respostas

User badge image

Andre Smaira

De acordo com Max Weber, em muitos ocasiões seria fundamental entender de forma correta o pensamento das ideias provenientes da vida material, não como sendo uma ideia absoluta ou monocasual.

Interpretando o texto fornecido pelo enunciado da presente questão, pode-se verificar que o item I está correto, uma vez que os tipos ideais envolveram os estudos comparativos e, também, a alternativa II é verdadeira, já que para o filósofo supracitado, não existe monocausalidade, de acordo com o colocado por esse item do enunciado.

Portanto, a alternativa correta é a que contempla o item I e II. Portanto, a letra d.

10
Dislike0
User badge image

Lucilene Dos Santos

I e II.
6
Dislike0
User badge image

glaucia

core
3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais