Buscar

No mundo contemporâneo diversos fatores históricos revelaram atores e sujeitos que antes não eram valorizados pela sociedade ou pelas instituições pol

No mundo contemporâneo diversos fatores históricos revelaram atores e sujeitos que antes não eram valorizados pela sociedade ou pelas instituições políticas. Neste contexto, é possível dar exemplos como movimentos pacifistas, ambientalistas, antirracistas e feministas. Tais movimentos são indicados como responsáveis por promover, através de políticas sociais, soluções para problemas cada vez mais específicos. Que resultados se formaram a partir destes movimentos? a)\tA partir destes movimentos, cada vez mais a sociedade se fracionou, criando partículas, nichos, segmentos, guetos, redutos e unidades específicas e circunscritos a uma causa somente, desagregando-se das noções de um todo social. b)\tA partir das ações e dos movimentos dos grupos que representavam as minorias excluídas no interior da sociedade, tem-se que, para que estes obtivessem seu espaço, os grupos que se encontravam ocupando tradicionalmente os espaços de destaque precisariam deixar seus postos. c)\tA partir das ações e atos públicos dos grupos excluídos que ganharam vez com a modernidade, abriu-se espaço também para que os regimes ditatoriais, movimentos de intolerância religiosa e cultural retornassem ao cenário social. d)\tCom os atos de contestação dos grupos que até então se encontravam à margem dos espaços sociais, houve a depredação e a perda de diversos espaços públicos e de patrimônio histórico e cultural.

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

Entendemos a importância e o surgimento dos movimentos sociais, quando levamos em conta uma parcela da população que é marginalizada pelo nosso Estado, seja pela má gestão, que com a falta de auxílio torna essa marginalização socioeconômica, ou pelos seus direitos sendo tomados pela falta de voz, devemos considerar direitos deveriam ter sido garantidos segundo o Art. 5 da Constituição Federal, no que tange o princípio da igualdade material.

A união desses grupos seria uma forma de resistência e intervenção frente a sociedade. Podemos citar no caso do Brasil, o destaque dos seguintes movimentos:

  • LGBTQ+;
  • Ativismo negro;
  • Movimento feminista.
  • A partir do exposto, podemos entender que a alternativa correta da questão é a letra A.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais