Buscar

Tem-se três esferas condutoras, A, B e C. A esfera A (positiva) e a esfera B (negativa) são eletrizadas com cargas de mesmo módulo, 3Q, e a esfera C

Tem-se três esferas condutoras, A, B e C. A esfera A (positiva) e a esfera B (negativa) são eletrizadas com cargas de mesmo módulo, 3Q, e a esfera C está inicialmente neutra. São realizadas as seguintes operações: 1) toca-se C em B, com A mantida a distância, e em seguida separa-se C de B. 2) toca-se C em A, com B mantida a distância, e em seguida separa-se C de A. 3) toca-se A em B, com C mantida a distância, e em seguida separa-se A de B. Qual a carga final da esfera A? Dê sua resposta em função de -3Q.

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

O campo elétrico é uma grandeza física que define a força que uma carga produz em outras cargas de prova em função das suas distâncias. A força exercida de uma carga \(q_{1}\) sobre uma carga de prova \(q_{2}\) é dada pela equação:


\[F=\dfrac{q_{1}\cdot q_{2}}{\pi \cdot r^{2}\cdot \varepsilon _{0}}\]

onde \(r\) é a distância entre as cargas e \(\varepsilon _{0}\) é a constante de permissividade no vácuo, \(\varepsilon _{0}\cong 8,854\cdot10^{-12}\).

Por exemplo, um próton em um campo elétrico uniforme \(2,75 \cdot {10^{ - 3}}N/C\) tem relação entre força elétrica e campo elétrico dada por:

Se colocarmos duas esferas contendo carga em contato, o que deve aparecer é uma força entre as duas, possuindo intensidade de acordo com a equação explicitada acima.

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais