Buscar

Como ocorre o mecanismo de controle do movimento voluntário?

💡 3 Respostas

User badge image

Isabela Segui

A execução do movimento proposital só é possível se existir previamente um grande aporte de informações sensoriais. Essas informações sensoriais nos permitirão saber a posição do corpo ou de um membro no espaço e se o movimento cumpriu as suas finalidades. Os movimentos são realizados com os músculos, através de seu relaxamento e contração (agonistas e antagonistas) que dependem da sincronização de um ou mais músculos, distribuição da massa corporal e da postura, bem como do conhecimento da sequência necessária. São caracterizados por terem propósito, podem ser provocados por um estimulo externo ou pelo simples desejo; tem objetivo definido; podem ser aprendidos e sua execução melhora com a prática (ler, manipular um objeto, datilografar).

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os movimentos são realizados através do relaxamento ou contração dos músculos, assim, os movimentos podem ser divididos em três vertentes, sendo eles o movimento voluntário, respostas reflexas e padrões motores rítmicos.

Com relação aos movimentos voluntários, temos que o aspecto principal dos mesmo é terem propósito, isto é, eles podem ser provocados simplesmente pelo desejo ou por um estimulo externo, além disso, este tipo de movimento pode ser aprendido e, também, sua execução pode melhorar com a prática (como por exemplo ao aprender a tocar um instrumento musical ou manipular um objeto).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais