Buscar

Duvidas sobre contabilidade financeira

Entre uma de suas finalidades gerenciais, a informação contábil procura fornecer elementos de análise da real situação da empresa, objetivando um verdadeiro controle e planejamento das necessidades produtivas e comerciais de um negócio. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir:

I- Quando a empresa procura o controle de suas atividades, são necessários três elementos, o primeiro e fundamental é saber quais são seus clientes, o segundo é saber como produzir os produtos e/ou serviços que estes clientes procuram, e o terceiro é ter um referente de como a empresa está apresentando seu balanço patrimonial.
II- Uma das funções da contabilidade é fornecer o resultado das atividades de forma quantitativa; assim, os gestores poderão ter os elementos e as informações necessárias para um controle e planejamento eficaz e real. 
III- Para poder ter um planejamento que possa decidir sobre dados reais, a contabilidade tem um papel fundamental, pois, sem ela, esse planejamento poderá se perder em ações que poderiam fugir da realidade da empresa.
IV- Uma das necessidades de planejar em função das informações contábeis, é definir caminhos de ações que possam vincular a gestão financeira/contábil às necessidades de planejar o futuro de potenciais mercados.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
  a) As afirmativas II e III estão corretas.
  b) Somente a afirmativa II está correta.
  c) Somente a afirmativa I está correta.
  d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A Contabilidade consiste na ciência que estuda, analisa, registra e gerencia a administração econômica. Nesse contexto, o objeto de estudo da Contabilidade é o patrimônio das entidades econômicas, isto é, seu conjunto de Bens, Direitos e Obrigações da entidade.

O contador (profissional da Contabilidade), além de estudar, avaliar e declarar as variações de caixa de uma empresa, deve buscar alternativas para a melhora dos rendimentos e redução de despesas de forma a obter um aumento do patrimônio líquido da entidade.

Nesse contexto, o Balanço Patrimonial é o nome dado para a demonstração da condição financeira atual de uma empresa, discretizando seus lucros, dividendos e seu patrimônio líquido. Para o seu cálculo, deve-se lançar todos os valores investidos no caixa, em estoque e também em todos os investimentos para operação, empréstimos, débitos, pagamentos e outras empresas. Após realizar todos os cálculos, encontraremos o lucro (em caso de valor positivo) ou prejuízo (em caso de valor negativo). A equação geral é:


\[\boxed{{\text{Patrimonio Liquido = Ativo}} - {\text{Passivo}}}\]

A afirmativa I está incorreta, pois mais elementos são necessários, como, por exemplo, valores de recursos dispendidos nos processos e o fluxo de caixa da empresa. Além dela, a IV também é falsa, pois a necessidade do planejamento contábil é primeiramente a gestão da empresa no presente. As demais estão corretas.

Portanto, é verdadeiro o que se afirma em II e III e, desse modo, a alternativa a) está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais