Buscar

Gestão da Qualidade e Competitividade

Questão A

Com o aumento da concorrência e com a nova modalidade de mercados globais e não mais em níveis nacionais, houve a necessidade de melhorias na gestão da qualidade por parte das empresas, que passaram a desenvolver um método de gerenciamento da qualidade conhecido como Gestão da Qualidade Total. Através desse método, as empresas buscam atingir a excelência, uma vez que, a qualidade total e a excelência em desempenho deixaram de ser diferenciais e passaram a ser requisitos fundamentais em qualquer empresa que buscasse sucesso. Para que fosse alcançada essa excelência, diversos pontos foram levantados por estudiosos como fundamentais a serem observados.

Assim, com base nos estudos, responda o que se pede:

a)    Quais são os sete mandamentos da Gestão de Qualidade Total?

b)    Qual a necessidade destes mandamentos em um cenário de competitividade. Justifique sua resposta.

💡 4 Respostas

User badge image

Gabriella Édder

a) Satisfação Total do Cliente; Desenvolvimento dos Recursos Humanos; Constância de Propósitos; Gerência Participativa; Aperfeiçoamento Contínuo; Garantia da Qualidade; Delegação.

b)  É muito importante, pois num sistema de gestão para uma organização focada no cliente que envolve todos os funcionários em melhoria contínua. Utiliza estratégia, dados e comunicações eficazes para integrar a disciplina de qualidade na cultura e nas atividades da organização.

2
Dislike0
User badge image

Alonso Mesquita

a) TOTAL SATISFAÇÃO DOS CLIENTES; GERÊNCIA PARTICIPATIVA: CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS; APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO; DESENVOLVIMENTO DE RH; DELEGAÇÃO; GARANTIA DA QUALIDADE.

 

b) Estes mandamentos são fundamentais no novo paradigma da gestão de competitividade ao nível global, uma vez que, o número de empresas com as quais estamos a competir aumentou drasticamente e, muitas delas não as conhecemos, por isso, o objetivo da empresa deve ser produzir os melhores produtos ou serviços, no menor tempo, com o menor custo e, colocá-los o mais rapidamente possível à disposição do consumidor que poderá também ele estar em qualquer parte do mundo. Para isso, os 7 mandamentos da Gestão da Qualidade Total tornam-se de extrema importância.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

a)

Contrate certo.

Quer um time vencedor? Um que é fácil de gerenciar com ótimo desempenho? Grande parte da batalha está em contratar pessoas excelentes e integrá-las de uma maneira que as leve com o pé direito.

Gerenciar indivíduos.

Embora você queira ser justo no tratamento da sua equipe, nem todas as pessoas são iguais. Você lidera indivíduos. Conheça suas necessidades, pontos fortes, estilos e necessidades de supervisão. Gerencie-os individualmente para ajudar cada um a ter o melhor desempenho.

Faça depósitos - construa o relacionamento.

Existe uma expressão antiga que me causou impacto no que diz respeito ao modo como gerencio as pessoas - " Com as pessoas, o jejum é lento e o lentidão é rápido. " Não se apresse com a sua equipe. Conecte-se a eles. Sirva-os. Escute-os. Com o tempo, o relacionamento e seus resultados florescerão.

Deixe sua equipe ganhar autonomia.

Pense nisso como um "redutor" que você aumenta pouco a pouco com o tempo (em vez de um botão "liga / desliga".) Conforme sua equipe mostra o que eles podem fazer, deixe-os ganhar progressivamente mais autonomia e controle de seu trabalho, seu dia e seu papel na empresa.

Deixe sua equipe ganhar autoridade e responsabilidade.

A mesma coisa se aplica. Isso é algo que você permite que eles ganhem e desfrutem cada vez mais ao longo do tempo, pois mostram que são capazes de lidar com isso.

Inverta a pirâmide - sirva sua equipe.

Ganhe confiança - honre sua palavra e assuma a responsabilidade.

Eles observam o que você faz e como o que você faz corresponde (ou não) ao que você diz. Seja meticuloso em cumprir seus compromissos e honrar sua palavra. Quando você errar, não dê uma desculpa, aceite seu erro, aprenda com ele e limpe sua bagunça.

Procure ganhar respeito, não afeto ou aprovação.

Como pai de três filhos pequenos, sei que às vezes tenho que perturbar meus filhos com um limite firme de que eles não gostam porque é do interesse deles.

b)

Gerenciamento de pessoas, também conhecido como gerenciamento de recursos humanos(HRM), engloba as tarefas de recrutamento, gerenciamento e suporte e orientação contínuos para os funcionários de uma organização. Essas tarefas podem incluir o seguinte: remuneração, contratação, gerenciamento de desempenho, desenvolvimento da organização, segurança, bem-estar, benefícios, motivação dos funcionários, comunicação, administração e treinamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais