Buscar

os movimentos sociais sao a mesma coisa que os partidos politicos?

💡 4 Respostas

User badge image

Thales Carvalho

Não, movimentos sociais expressam conflitos existentes na sociedade. Os movimentos sociais expressam os conflitos existentes na sociedade. Por movimentos sociais entendem-se as ações de grupos sociais organizados que buscam determinados fins estabelecidos coletivamente e têm como objetivo mudar ou manter as relações sociais. Há uma tendência em nossa sociedade de criminalizar os grupos que se organizam em defesa de seus interesses. Solidariedade orgânica: é a união de pessoas a partir da dependência que uma tem da outra para realizar alguma atividade social; é a dependência que cada um tem da atividade do outro.
 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Movimentos sociais, tem como objetivo alcançar mudanças significativas na sociedade, é uma expressão, organizadora formada por ações coletivas, usam do debate político para determinados contextos sociais.

Por sua vez, os direitos de cidadania referem-se aos direitos e deveres civis como cidadão, alcançados pela sociedade, estabelecidos pela Constituição, também são garantidos os direitos sociais e políticos.

Portanto, podemos estabelecer uma relação entre os movimentos sociais e os direitos de cidadania, quando entendemos que os movimentos sociais lutam para conseguir conquistar os direitos sociais enquanto a cidadania possibilita que façamos uso da mesma.

Já os partidos políticos tratam-se de grupos organizados politicamente e legalmente, com o intuito de ocupar algum poder político.

0
Dislike0
User badge image

Glauciele Aguiar

b - Não, movimentos sociais expressam conflitos existentes na sociedade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais