Buscar

Quais são os três exemplos etnográficos que Geetz ressalta em seu texto "Arte como sistema cultural", e comentários sobre cada um deles?

💡 1 Resposta

User badge image

Inglês com Carol Rezende

O antropólogo Clifford Geertz, em sua Antropolgia Hermenêtica ou Interpretativa, dá alguns exemplos etnográficos que distinguem a arte ocidental da arte dos povos primitivos:

*Numa tentativa de entender a arte, o ocidente utiliza-se de termos técnicos(relações entre cores e formas, tonalidade...)evitando termos como harmonia e composição. Os povos primitivos ao descrever a arte, faz uso de valores estilísticos e afetivos diferentes dos pesquisadores ocidentais.

*Há no ocidente, uma dificuldade de descrever uma obra de arte em termos de sentimentos, incluindo leigos, artistas e críticos de arte.Povos Primitivos têm seus próprios modos de expressar a arte, e o fazem a partir de seus sentimentos pela vida.

*A arte dos povos primitivos é entendida pelos ocidentais como produtos artesanais de sua vida cotidiana. Para os pesquisadores ocidentais, povos primitivos são incapazes de entender a relação entre arte e cultura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais