Buscar

(UFES ES/2005) O ozônio, O3, está normalmente presente na estratosfera e oferece proteção contra a radiação ultravioleta do sol, prejudicial aos

(UFES ES/2005) O ozônio, O3, está normalmente presente na estratosfera e oferece proteção contra a radiação ultravioleta do sol, prejudicial aos organismos vivos. O desaparecimento de ozônio na estratosfera é conseqüência, assim se admite, da decomposição do O3 catalisada por átomos de cloro. Os átomos de cloro presentes na estratosfera provêm principalmente a) da decomposição dos clorofluorcarbonos usados em sistemas de refrigeração, propelentes de aerossóis domésticos, etc. b) das indústrias que fazem a eletrólise do NaCl(aq) para a produção de gás Cl2. c) da evaporação da água do mar, que arrasta grande quantidade de íons cloreto. d) do processo de branqueamento de polpa de celulose, que usa componentes clorados. e) dos alvejantes domésticos que têm grande quantidade de cloro ativo.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Os átomos de cloro que destroem a camada de ozônio provêm do CFC (clorofluorcarbono).

Esses gases destroem as moléculas da camada de ozônio, que se localiza na estratosfera, a segunda camada de proteção da atmosfera. A camada de O3 é responsável por proteger o planeta Terra dos raios ultravioleta do sol, absorvendo 98% de toda a radiação. Se essa camada não existisse, seria praticamente impossível a existência de qualquer forma de vida em nosso planeta.

O chamada Tratado de Montreal, teve um importante papel para a redução da emissão do CFC na atmosfera, reunindo mais de 150 nações, tendo em mente substituir as substâncias responsáveis por aumentar o buraco na camada de ozônio.

Portanto, a alternativa correta é a letra “a”.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados