Buscar

Diferencie as causas das disputas que ocorrem entre no Oriente Médio entre Israelenses e palestinos eno Iraque.

Diferencie as causas das disputas que ocorrem entre no Oriente Médio entre Israelenses e palestinos e no Iraque.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A disputa entre israelenses e palestinos têm origem na disputa pela região do Vale do Rio Jordão e terras próximas, local de origem do povo Judeu, mas que, dentro do contexto da Diáspora Judia, foi ocupado por muçulmanos ao longo dos séculos. O estabelecimento do estado de Israel, em 1948, reativou as tensões e levou a guerras entre Israel e os países muçulmanos vizinhos, como o Líbano e o Egito. Israel ocupa, atualmente, a Palestina, região predominantemente muçulmana vizinha a seus territórios e local de constantes conflitos entre forças de segurança israelenses e seus habitantes. Em resumo, temos um conflito étnico, entre dois povos com religiões distintas, pela posse de uma região.

No Iraque, por sua vez, ocorrem conflitos sectários que surgiram após a deposição do regime de Saddam Hussein, em 2003. Facções extremistas da religião islâmica estavam em confronto primeiramente as forças de ocupação americanas e, após o fim da Guerra, com governo moderado civil iraquiano estabelecido pelos americanos. Em resumo, temos um conflito político entre extremistas e moderados, de uma mesma religião, pelo poder político do país. Existem tensões, também, entre as minorias curdas e sunitas contra a maioria xiita, que controla o governo do país.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais