Buscar

6. Indique a alternativa correta relativa ao código genético e à síntese de proteínas: (a) A sequência de bases nitrogenadas do RNA mensageiro

6. Indique a alternativa correta relativa ao código genético e à síntese de proteínas: (a) A sequência de bases nitrogenadas do RNA mensageiro independe do DNA que o codifica. (b) As bases nitrogenadas presentes em uma molécula de RNA mensageiro são: adenina, citosina, timina e guanina. (c) O RNA e o DNA apresentam na sua estrutura um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada. (d) As porções Exons do RNA mensageiro imaturo são eliminadas para a síntese de proteínas. (e) Todas estão certas.

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

A correta é a alternativa c, pois ambos(RNA e DNA) são formados por um grupo fosfato, uma pentose (ribose e a desoxirribose) e uma base nitrogenada.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O DNA e o RNA são as macromoléculas mais importantes dos seres vivos, porque comandam todos os nossos processos metabólicos.

Essas macromoléculas são constituídas por nucleotídeos que são unidades formadas por três componentes básicos que são uma pentose, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. No caso do DNA, as bases podem ser timina (T), citosina (C), guanina (G) e adenina (A), enquanto no RNA as bases são uracila (U), citosina, guanina e adenina.

No momento da formação do RNA mensageiro, a regra a ser seguida é que as bases T, C, G e A do DNA devem corresponder às bases A, G, C e U do RNAm, respectivamente. Esse RNA é constituído por regiões codificantes (éxons) e não codificantes (íntrons), onde os éxons não podem ser removidos porque forma o RNA mensageiro maturado.

Portanto, a alternativa (c) é a correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais