Buscar

comparação entre os cientistas: john dalton, niels bohr e rutherford​

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A teoria atômica trata-se de uma teoria científica que defenda que a matéria é composta por unidades fundamentais extremamente pequenas chamadas de átomos onde o átomo consiste na unidade básica de matéria. Nesse contexto, os modelos atômicos constituem um dos fundamentos básicos por trás de toda a Química.

O primeiro modelo que se tem registro é denominado de Modelo Atômico Filosófico. Ele foi formulado pelos pensadores Leucipo (500 a.C.) e Demócrito (460 a.C.), ao observarem que havia um limite para a pequenez das partículas. Daí defendia-se o átomo como sendo a menor partícula indivisível.

O segundo modelo atômico é Modelo Atômico de Dalton, vulgarmente denominado de modelo da bola de bilhar, foi concebido por John Dalton (1766 – 1844), químico, meteorologista e físico inglês. Este foi o primeiro modelo fundamentado em observações científicas, como a famosa Lei de Lavoisier, afirmando que “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Visto isso, o Modelo Atômico de Dalton possui três postulados:

  1. Os átomos de diferentes elementos têm diferentes propriedades, mas todos os átomos do mesmo elemento são exatamente iguais;
  2. Dois ou mais átomos unidos compõem uma nova substância;
  3. Os átomos não se alteram quando formam componentes químicos, sendo que as reações químicas nada mais são do que uma reorganização de átomos.

Na sequência veio o Modelo Atômico de Thomson, conhecido vulgarmente como "modelo de pudim com passas" e caracterizado pela divisibilidade do átomo, pois Thomson verificou que no átomo havia a presença de cargas elétricas. Assim, o cientista definiu o átomo como uma massa homogênea positiva preenchido por elétrons. Daí a analogia com o pudim com passas é feita com o pudim interpretando a massa positiva e as passas fazendo o papel dos elétrons. Thomson, no ano de 1887, defendeu que os elétrons consistiam em uma parcela universal da matéria e com isso formular a estrutura interna dos átomos. Em seus estudos, ele realizou a descoberta da mínima partícula e estabeleceu sua teoria atômica, concluindo que os elétrons constituíam todos os tipos de matéria e verificando que a relação entre a carga e a massa do elétron era igual apara qualquer gás utilizado em seus ensaios. Devido a tais descobertas, Thomson tornou-se reconhecido como o “pai do elétron”.

O quarto modelo foi desenvolvido pelo físico neozelandês Rutherford, e ficou conhecido como Modelo Atômico de Rutherford, ou modelo planetário. No ano de 1911, Rutherford introduziu uma folha de ouro de pequena espessura no interior de uma câmara metálica com o intuito de estudar a trajetória de partículas alfa através do obstáculo imposto pela folha de ouro. Em seu ensaio, o físico notou que algumas partículas eram totalmente bloqueadas, enquanto outras não eram afetadas e uma parcela sofria desvios de trajetória. Para explicar este fenômeno, Rutherford sugeriu a atuação de forças de repulsão elétrica entre as partículas. Como conclusão, afirmou-se que o átomo possui um núcleo onde alojava-se as cargas positivas. Portanto, no Modelo Atômico de Rutherford, os elétrons se movimentam em órbitas circulares ao redor do núcleo, carregado de prótons (elementos de carga positiva).

Por fim, o Modelo Atômico de Bohr ou Modelo Atômico de Rutherford–Bohr, se caracteriza por camadas eletrônicas bem definidas em órbitas, que possuem energias diferentes a cada nível com base nas teorias da Química Quântica de Max Planck. Nesse contexto, o átomo é definido como sendo extremamente pequeno, tendo ainda assim sua maior parte como um espaço vazio, pois o diâmetro do núcleo atômico é aproximadamente cem mil vezes menor que o átomo todo. Nesse espaço, os elétrons orbitam com uma velocidade tal elevada que dão a impressão de preencher todo o espaço. Pela concepção de Bohr, os elétrons distribuem-se em sete camadas entorno do núcleo, chamadas pelas letras maiúsculas: K, L, M, N, O, P e Q. Conforme as camadas se afastam, a energia dos elétrons situados nas mesmas aumentam. Uma boa analogia é feita com as orbitas dos planetas do Sistema Solar, em que cada elétron possui a sua própria órbita e com quantidades de energia já definidas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais