Buscar

De acordo com o enunciado de Kelvin-Planck para a segunda lei da Termodinâmica, analise as afirmações e a relação entre elas: I. É impossível

De acordo com o enunciado de Kelvin-Planck para a segunda lei da Termodinâmica, analise as afirmações e a relação entre elas: I. É impossível construir um dispositivo que opere em um ciclo termodinâmico e que não produza outros efeitos além do levantamento de um peso e troca de calor com um único reservatório térmico. PORQUE II. Um motor térmico com eficiência de 100% é possível, desde que as partes mecânicas sejam bem lubrificadas e constantemente inspecionadas. A respeito das asserções acima, assinale a alternativa que contém a afirmação correta. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, porém a II não é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A primeira asserção é justamente a segunda lei da Termodinâmica enunciada por Kelvin e Planck e que diz que não é possível criar um motor térmico com rendimento de 100%, justamente porque esses realizam um trabalho (transformando energia térmica em energia mecânica) a custa da interação entre dois corpos com temperaturas diferentes gerando calor.

A segunda afirmação, porém é falsa já que contradiz diretamente a primeira. Mesmo que as partes mecânicas de um motor térmico fossem constantemente lubrificadas isso garantiria a diminuição do atrito e por consequência de perda de energia na forma de calor, mas mesmo assim é impossível fazer com que essa perda se torne nula.

A alternativa correta é c).

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais