Buscar

Na época da chegada dos portugueses , no início do século XV| , qual era a visão que indígenas e colonizadores tinham da terra ?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para os indígenas a terra era sagrada e eles utilizavam ela apenas para produção de alimentos para seu sustento. Já os colonizadores, como o nome diz, viam a terra como uma forma de produzir e explorar diversos recursos, para que pudessem ter lucros.

O aumento do contrabando de pau-brasil dos franceses levou João III a pressionar para estabelecer uma efetiva ocupação do território. Em 1531, uma expedição real liderada por Martim Afonso de Sousa e seu irmão Pero Lopes foram patrulhar toda a costa brasileira, banir os franceses e criar algumas das primeiras cidades coloniais - entre elas São Vicente , em 1532.

Sousa voltou a Lisboa um ano depois para se tornar governador da Índia e nunca mais voltou ao Brasil. Os ataques franceses cessaram em certa medida após a retaliação levou os portugueses a pagar aos franceses para pararem de atacar navios portugueses em todo o Atlântico, mas os ataques continuariam a ser um problema até os anos 1560.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais