Buscar

Qual a diferença entre eficácia plena, contida e limitada?

💡 2 Respostas

User badge image

Dog Show

As normas constitucionais de eficácia plena são as mais fáceis de identificar nas questões de concurso. São aquelas normas que desde a entrada em vigor da Constituição já estão aptas a produzir eficácia. Por isso, são definidas como de aplicacabilidade direta, imedita e integral.

As normas constitucionais de eficácia contida são dotadas de aplicabilidade direta, imediata, mas não integral (o legislador pode restringir a sua eficácia). Já as normas cosntitucionais de eficácia limitada têm a sua aplicabilidade indireta, mediata e diferida (postergada, pois somente a partir de uma norma posterior poderão produzir eficácia).

Assim, é preciso dizer que a diferença principal entre as normas constitucionais de eficácia contida e as de eficácia limitada é que a primeira produz efeitos desde logo (direta e imediatamente), podendo, entretanto, ser restringidas. A segunda (eficácia limitada), só pode produzir efeitos a partir da interferência do legislador ordinário, ou seja, necessitam ser “regulamentadas”.

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

As normas constitucionais de eficácia plena são aquelas que, desde a entrada em vigor,  produzem eficácia. Portanto, têm aplicabilidade direta, imediata e integral.

As normas constitucionais de eficácia contida têm aplicabilidade direta, imediata, mas podem ter a eficácia restrita). Já as normas constitucionais de eficácia limitada possuem aplicabilidade indireta, mediata e diferida (apenas a partir de uma norma posterior produzirão eficácia, isto é, precisam ser regulamentadas).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais