Buscar

Considerando o ritmo tratado no texto e suas fases durante a abdução do ombro, qual a alternativa correta?

O complexo do ombro é formado pelos ossos do úmero, clavícula e escápula e pelas estruturas passivas e musculares que conferem grande mobilidade e alto grau de estabilidade da articulação. O Ritmo Escapuloumeral (REU) é definido como a relação sinérgica e coordenada entre os movimentos das articulações glenoumeral, esternoclavicular e acromioclavicular, permitindo atingir amplitudes máximas dos movimentos fundamentais de ombro sem comprometer a congruência e a estabilidade do complexo articular.

Fonte: FARIA, L.M.M.G. Biomecânica do complexo do ombro: consequências de uma placagem de ombro. 215 p. Dissertação (Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica). Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Julho, 2015.

 

Considerando o ritmo tratado no texto e suas fases durante a abdução do ombro, qual a alternativa correta?

 

Escolha uma:

a. Na 1ª fase da abdução de ombro, de 0 a 30°, o movimento ocorre prioritariamente no úmero, com mínimo movimento das articulações esternoclavicular e acromioclavicular, e os principais músculos que agem nessa fase são  serrátil anterior e deltóide.

b. Na 2ª fase da abdução de ombro, de 30° a 90°, o movimento ocorre entre úmero e escápula, sendo a articulação acromioclavicular a que tem maior movimento e os principais músculos que agem nessa fase são rombóides e elevador da escápula.

c. Na 2ª fase da abdução de ombro, de 30° a 90°, o movimento ocorre entre úmero e escápula, sendo a articulação esternoclavicular a que tem maior movimento e os principais músculos que agem nessa fase são trapézio superior e serrátil anterior.

d. Na 3ª fase da abdução de ombro, de 90° a 180°, o movimento ocorre entre úmero e escápula, sendo a articulação esternoclavicular a maior responsável pelo movimento escapular, e os principais músculos que agem nessa fase são trapézio médio e serrátil anterior.

e. Na 3ª fase da abdução de ombro, de 90° a 180°, o movimento ocorre entre úmero e escápula, sendo a articulação acromioclavicular a maior responsável pelo movimento escapular e os principais músculos dessa fase são trapézio inferior  e supraespinhoso.

💡 7 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O ombro humano é composto de três ossos: a clavícula (clavícula), a escápula (omoplata) e o úmero (osso do braço), bem como músculos associados, ligamentos e tendões. As articulações entre os ossos do ombro formam as articulações dos ombros . A articulação do ombro , também conhecida como articulação glenoumeral, é a principal articulação do ombro, mas pode incluir mais amplamente a articulação acromioclavicular . Na anatomia humana , a articulação do ombro compreende a parte do corpo onde o úmero se fixa à escápula e a cabeça fica na cavidade glenóide.

A articulação do ombro é a articulação principal do ombro. É uma junta esférica e de encaixe que permite que o braço gire de forma circular ou se incline para fora e para longe do corpo. A cápsula articular é um envelope de tecido mole que circunda a articulação glenoumeral e se liga à escápula , úmero e cabeça do bíceps.

É revestido por uma membrana sinovial fina e lisa . O manguito rotador é um grupo de quatro músculos que circundam a articulação do ombro e contribuem para a estabilidade do ombro. O manguito adere à cápsula glenoumeral e se liga à cabeça do úmero .

O ombro deve ser móvel o suficiente para as ações de grande alcance dos braços e mãos, mas estável o suficiente para permitir ações como levantar, empurrar e puxar.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa C.

2
Dislike0
User badge image

ALEX SILVA DE BRITO BRITO

a. Na 1ª fase da abdução de ombro, de 0 a 30°, o movimento ocorre prioritariamente no úmero, com mínimo movimento das articulações esternoclavicular e acromioclavicular, e os principais músculos que agem nessa fase são serrátil anterior e deltóide.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais