Buscar

Sobre o teórico do contratualismo John Locke, referindo-se ao estado de natureza, podemos atribuir as seguintes afirmações:

a) A propriedade inexiste no estado de natureza e foi instituída após a formação da sociedade civil. Assim como a criou, o Estado pode também suprimir a propriedade dos súditos.

b) O estado de natureza, relativamente pacífico, não está isento de inconvenientes, como a violação da propriedade que, na falta de lei estabelecida, de juiz imparcial e de força  coercitiva coloca os indivíduos singulares em estado de guerra.

c) A propriedade já existe no estado de natureza e, sendo uma instituição anterior à sociedade, é um direito natural do indivíduo que não pode ser violado pelo Estado.

d) O homem era naturalmente livre e proprietário de sua pessoa e de seu trabalho.

e)Como a terra fora dada por Deus a todos os homens, ao incorporar seu trabalho o homem tornava-a sua propriedade privada. O trabalho era, pois, o fundamento originário da propriedade.

    
III- As alternativas a,  d e e estão corretas;

    
IV- Todas as alternativas estão corretas, exceto a letra a.

    
II-As alternativas a e b estão corretas;

    
V- Todas as alternativas estão corretas, exceto a letra c.

    
I-   Somente a alternativa a está correta;

💡 6 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A afirmativa a) está incorreta. A propriedade privada é, de fato, uma concepção que só tem sentido em uma sociedade organizada pelo estado, mas este tem dever de garantir esta propriedade privada e não pode tirá-la dele.

A afirmativa b) está correta Para Locke o estado de natureza é um estado harmonioso entre os homens, já que estes possuem razão e conseguem resolver seus problemas em paz, mas pode haver incovenientes.

A afirmativa c) está correta. Para Locke a propriedade é um bem concedido por Deus, sendo comum aos homens e, por isso, nem mesmo o estado pode tirá-la.

A afirmativa d) está correta. O estado de natureza pressupõe que os homens são livres.

A afirmativa e) está correta. A propriedade pertence ao homens quando ele está utilizando-o para o trabalho, posteriormente, também poderia-se adquirir as propriedades por meio de dinheiro.

Assim, todas as alternativas estão corretas, com exceção da letra a), por isso, a alternativa IV está correta.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais