Buscar

O que significa dizer que as mitocôndrias e os cloroplastos têm origem simbiótica?

💡 3 Respostas

User badge image

Alana de Lazari

A teoria endossimbiótica, criada por Lynn Margulis explica que as mitocondrias e cloroplastos tiveram sua origem graças a uma associação simbiótica. Acredita-se que as duas organelas foram captadas e adotadas por alguma célula, vivendo assim em simbiose. 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente é importante ressaltar que a simbiose trata-se de uma associação de organismos benéfica para ambos onde eles vivem juntos.

Ademais, mitocôndrias são organelas especiais que se reproduzem, por possuírem seu próprio material genético (DNA) e cuja principal função é a realização de respiração celular, produzindo consequentemente boa parte da energia utilizada pela célula. Por sua vez, os cloroplastos são organelas especializadas presentes em células de plantas e algas, cuja principal função é atuar na conversão de luz solar em energia a ser utilizada pelas plantas, num processo denominado fotossíntese. Vale ressaltar que, além de atuarem no processo de fotossíntese, os cloroplastos podem ainda auxiliar no sistema imunológico da célula, bem como no armazenamento de energia e produção de aminoácidos.

Portanto, as mitocôndrias e cloroplastos exercem uma relação de simbiose a medida que os cloroplastos fornecem os insumos para as mitocôndrias gerarem energia e, por fim, tal energia é armazenada pelos cloroplastos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais