Buscar

BIOQUIMICA CLINICA

Um paciente de 40 anos com anemia falciforme, em uma consulta, registrou os seguintes sintomas: cansaço, com muita sede, urinando muitas vezes ao dia, e engordou 15 kg. O médico suspeitou de Diabetes.

Por que o paciente não deve realizar o exame de hemoglobina glicada?

 Qual o método mais utilizado para a dosagem de glicose? Descreva o fundamento.

💡 5 Respostas

User badge image

Dania Reina

Porque a hemoglobina (glicada) é uma proteína presente em eritrócitos saudáveis, e que permanece por aproximadamente 90 dias na circulação sanguínea até a troca do pool de hemácias. Na anemia falciforme, os eritrócitos estão comprometidos/deformados, com a célula em formato de foice, comprometendo a presença e dosagem de hemoglobina nestas células. 

Para dosagem de glicose, os exames são realizados de acordo com metodologias envolvendo reações eletroquímicas de oxirredução e a leitura do analito é realizada por fotometria.

1
Dislike0
User badge image

Thayken Tay

Hemoglobina glicada pode subestimar a glicemia em pacientes com anemia falciforme. Isso porque o tempo de vida dos glóbulos vermelhos é mais curto em pacientes com anemia falciforme, o que pode resultar em menos tempo disponível para a glicação da hemoglobina e menores níveis de hemoglogina glicada medidos em relação aos valores de glicose. As hemácias mais antigas são mais glicadas do que as mais jovens. Assim, se o tempo de vida dos eritrócitos for reduzido (como ocorre na anemia falciforme ou anemias hemolíticas), a hemoglobina glicada pode ser falsamente baixa.

O método mais utilizado atualmente para dosagem de glicemia é o enzimático, com oxidase. Neste método, a glicose da amostra sofre a ação da glicose oxidase em presença de oxigênio produzido peróxido de hidrogênio; este, em presença de fenol e de 4- aminoantipirina, sofre a ação da peroxidase produzindo um composto róseo-avermelhado (quinonimina) com máximo de absorção em 505nm.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Por definição, a anemia trata-se de um quadro no qual a quantidade de hemoglobina no sangue está abaixo dos valores normais, ocasionando uma redução da capacidade de transporte do oxigênio.

Devido ao fato do paciente ter engordado bastante nos últimos dias, ter urinado muitas vezes e ter anemia, recomenda-se fazer um exame de glicemia de jejum para uma maior precisão no resultado e posterior tratamento.

Visto isso, o exame comumente utilizado para a dosagem de glicose é a glicemia de jejum, realizado para medir a concentração de açúcar no sangue naquele momento. Para tanto, coleta-se o sangue do paciente após o mesmo ter feito um jejum de no mínimo 8 horas e dosa-se o tubo em uma maquina automatizada para verificar glicemia.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais