Buscar

Preciso da resposta da APOL de Ética, Estética na Educação.

Para mim é a 4) "Ao exercemos a docência no ensino superior, necessitamos de um código de ética. Essa necessidade advém do fato de há uma inter-relação entre o docente e seus alunos,o que acarreta em um comprometimento na ação [...]. A profissão docente se dá a serviço de todos e a seu próprio benefício, desenvolvida de maneira estável em conformidade com a própria vocação e em atenção à dignidade humana".

💡 2 Respostas

User badge image

Eleny Cassia

Karoline. Eu marquei a letra B) a responsabilidade pelo outro tem  implicações irrecusáveis ...geral alunos. pg 40 no primeiro parágrafo. Confira

0
Dislike0
User badge image

Susi Santos

Questão 1/5 - Ética e a Estética na Educação - nota 100

Leia a citação a seguir: 

“Enquanto a moral se refere a um conjunto de normas, valores (ex: bem, mal), princípios de comportamento e costumes específicos de uma determinada sociedade ou cultura a ética tem por objeto de análise e de investigação a natureza dos princípios que subjazem a essas normas, questionando-se acerca do seu sentido, bem como da estrutura das distintas teorias morais e da argumentação utilizada para dever manter, ou não, no seu seio determinados traços culturais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEDRO, Ana Paula. Ética, moral, axiologia e valores: confusões e ambiguidades em torno de um conceito comum. Revista Kriterion, Belo Horizonte, v. 1, n. 130, dez., 2014, p. 483-498. http://www.scielo.br/pdf/kr/v55n130/02.pdf. Acesso em 13 de junho de 2019. p. 486. 

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a relação entre ética, cultura e costumes, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

Nota: 20.0

A

A ética é imposta pelo aspecto cultural externo e por isso se assemelha aos costumes ou hábitos culturais.

B

Os costumes ou hábitos são estabelecidos via tradição da cultura.

Você acertou!

A alternativa correta é a opção B, pois, a ética é uma autoimposição e por isso se distingue dos costumes ou hábitos culturais, das regras sociais e de etiqueta e do direito. Os costumes ou hábitos são estabelecidos via tradição da cultura. O conceito de cultura é oposto ao que é biológico, pois o biológico já vem programado, como acontece com os instintos dos animais, ao passo que a cultura é produzida ou adquirida na comunidade social (livro-base, p. 33).C

O conceito de cultura se aproxima do que compreendemos por biológico, pois o biológico já vem programado, assim como a cultura.

D

A cultura é produzida ou adquirida de forma biológica, distante da comunidade social.

E

Ética e cultura se aproximam devido seu aspecto instintivo e biológico, são inatas.

Questão 2/5 - Ética e a Estética na Educação

“Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. A consciência moral não só conhece tais diferenças, mas também reconhece-se como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e seus sentimentos e pelas consequências do que faz e sente. Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAUÍ, Marilena. Convite a filosofia. Ática: São Paulo, 2000. p. 135. 

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a relação entre o conceito de ética , assinale a alternativa correta:

Nota: 20.0

A

A moral parte de uma reflexão sobre as ações humanas, enquanto que a ética estabelece regras de costumes.

B

A ética se baseia em um código moral rígido, o que impede a reflexão sobre as ações.

C

A noção de meta-moral assume diferentes significados em culturas diversas e no decorrer da história.

D

A moral seria uma meta-ética, no sentido de que questiona os princípios e as normas éticas.

E

Podemos distinguir ética e moral, pois, a ética seria mais teórica e a moral mais prática.

Você acertou!

A alternativa correta é a opção E, pois, muitos outros autores distinguem ética e moral. A ética seria mais teórica e a moral mais prática. Assim, conforme dito anteriormente, a ética seria uma meta-moral, no sentido de que discute os princípios e as normas morais, fazendo uma espécie de desconstrução. A noção de bem, por exemplo, assume diferentes significados em culturas diversas e no decorrer da história. Tome como exemplo a questão do aborto para os cristãos, para os que não são cristãos e para determinados povos indígenas e outros correlatos. Ou a eutanásia, que diz respeito ao limite oposto da vida. As noções de vida e morte são conceitos centrais para pensar a compreensão de pessoa nas diferentes culturas (livro-base, p. 29).

Questão 3/5 - Ética e a Estética na Educação

Leia o seguinte fragmento de texto: 

“Uma questão fundamental à compreensão da crise ética da contemporaneidade em MacIntyre diz respeito à perda da historicidade que ainda estava presente na ética anterior (aristotélica), perda essa que se deveu, especificamente, ao advento da modernidade.  E é justamente nesse aspecto que no pensamento do filósofo a moral moderna estava fadada à falência. E isso constituía diretamente um reforço à proposta de retorno a Aristóteles. Pode-se dizer, em suma, que é a partir da crítica ao iluminismo quando do seu fracasso que MacIntyre opera sua crítica a modernidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COIMBRA, Fábio. A crise da ética no pensamento contemporâneo: um debate entre Alasdair MacIntyre e Habermas. Revista Húmus, São Luiz, v. 5, n.15, abr. 2015. p. 13. http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/download/4252/2310. Acesso em 12 de junho de 2019. p. 14. 

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a crise dos valores e a destruição do dualismo metafísico,  assinale a alternativa correta:

Nota: 20.0

A

A crise de valores iniciou o dualismo metafísico estabelecendo referências e significações tradicionais.

B

A crise do dualismo metafísico confirmou a revitalização dos princípios morais da contemporaneidade, dando ênfase à vida e à criação.

C

O dualismo metafísico consolidou as hierarquias e os dogmas cristalizados, afirmando a vida, a criação e a evolução.

D

A crise de valores e o fim do dualismo metafísico suprimiram todos os pontos de referências e as significações tradicionais estáveis.

Você acertou!

A alternativa correta é a opção D, pois, a crise de valores e a destruição do dualismo metafísico são liberadores e angustiantes. Angustiantes haja vista desesperadores na medida em que suprimem todos os pontos de referências e as significações tradicionais estáveis, deixando apenas o vazio e o non-sens e a anarquia dos princípios, e revelando o nada (o “nihil” é libertadores na medida em que elas sacodem as hierarquias e os dogmas cristalizados, esclerosados, abafando a vida, a criação e a evolução (livro-base, p. 26).E

A formulação de valores e as significações tradicionais combateram a anarquia dos princípios, revelando a ética como fundamento da vida.

Questão 4/5 - Ética e a Estética na Educação

“Para [...] Rorty, só existem eventos sob descrição. É a descrição preferida do intérprete que será a mais adequada às suas convicções éticas e não a mais iluminada pela razão. Sendo assim, ele observa que agimos eticamente porque experimentamos saídas para dilemas, conforme uma dada tradição moral, e não porque conhecemos o lugar onde as palavras soldam-se ao supremo Bem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Maria J. P. A crítica de richard rorty à teoria do conhecimento e uma possibilidade de redescrição. Revista Redescrições, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, 2012. p. 74. https://revistas.ufrj.br/index.php/Redescricoes/article/view/35/34. Acesso em 13 de junho de 2019. 

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre o ironismo liberal defendido por Rorty, assinale a alternativa correta:

Nota: 20.0

A

Para Rorty a ironia parte do princípio de que há conhecimentos que estão além do ceticismo lógico.

B

O ironismo diz respeito à ironia platônica, pois a ironia era o primeiro passo do método platônico.

C

No ironismo é preciso convencer a pessoa que seus saberes são inquestionáveis e isentos de dúvida.

D

A ética, segundo Rorty, fundamenta-se no pressuposto da solidariedade cristã.

E

Ironista é aquele que é capaz de colocar em dúvida suas crenças para submetê-las às críticas.

Você acertou!

A alternativa correta é a opção E, pois, Rorty defende o ironismo liberal. Ironista é aquele que é capaz de colocar em dúvida suas crenças para submetê-las às críticas. Nesse caso, ironismo e ironista dizem respeito à ironia socrática. No método de Sócrates, a ironia era o primeiro passo da maiêutica. Para ensinar alguém, é preciso convencê-lo de que seus saberes, crenças e certezas podem ser colocados em discussão, ou levá-lo a reconhecer que seu saber não é isento de dúvida e que, portanto, talvez ele não saiba. A ética, segundo Rorty, fundamenta-se no pressuposto da solidariedade. Essa solidariedade é considerada não no sentido cristão (livro-base, p. 34).

Questão 5/5 - Ética e a Estética na Educação

“A ética é, assim, um conceito mais aberto; está relacionada ao homem e às suas escolhas. Como diz Sartre ‘escolhendo-me, escolho o homem’. Isto é, somente o homem tem a possibilidade da escolha, de deliberar, de decidir que caminho seguir, optar por agir de maneira correta ou errada. Nesse sentido, a ética é uma criação genuinamente humana, dado que as formigas, as abelhas ou nenhum outro animal é regido por princípios éticos, nenhum deles tem liberdade e nem um único deles é capaz de tomar decisões por contra própria”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Rosane Neves. Ética e paradigmas na psicologia social: Ética e paradigmas: desafios da psicologia social contemporânea. In: PLONER, Kleber S., et al. Ética e paradigmas na psicologia social. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. p. 41. 

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre o conceito de ética e moral e suas origens , assinale a alternativa correta:

Nota: 20.0

A

Ethos indica hábito e também casa. Contudo, o termo latino mores nos remete ao domínio prático da vida, das condutas, da ação vivida.

Você acertou!

A alternativa correta é a opção A, pois, Ethos indica hábito e também casa, mores, quer dizer costumes, hábitos. Contudo, o termo latino mores nos remete ao domínio prático da vida, das condutas, da ação vivida. Assim, moral seria, o conjunto de normas, princípios e valores aceitos livre e conscientemente que regulamentam a nossa vida social e individual, tendo como critério de referência o bem, ou a boa conduta. É o guia que nos conduz para o caminho do bem e, com a aprovação dos outros e, sobretudo, de nós mesmos, de nossa consciência. A moral é antes de tudo uma autoimposição (livre e consciente). Desse modo, no que diz respeito à moral, somos o ator, o expectador, o juiz e o algoz de nós mesmos (livro-base, p. 28).B

O termo latino ethos nos remete a moral, ao domínio prático da vida, das condutas, da ação vivida.

C

A lei se refere ao conjunto de princípios que regulamentam a nossa vida social e individual.

D

A ética é antes de tudo uma autoimposição baseada nos costumes de uma sociedade e estabelece um código de regras.

E

O termo latino ética nos remete ao domínio prático da vida, das condutas, da ação vivida e dos princípios rígidos de conduta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais