Buscar

Em filosofia qual significado de catarse?

💡 3 Respostas

User badge image

Cristiany Teixeira

Catarse é o meio através do qual o Homem purifica sua alma, através da representação trágica. Para ele, a tragédia é um estilo derivado da poética dramática, e consiste na reprodução de ações nobres, por intermédio de atores, os quais imitam no palco as desventuras dos heróis trágicos que, por escolhas mal realizadas, passam da felicidade para a infelicidade, provocando na platéia sentimentos de terror e piedade, purgando assim as emoções humanas.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A catarse consiste em um termo empregado para se referir a uma libertação da mente, que, por sua vez, é vivenciada pelo ser humano numa situação onde o mesmo consegue superar um trauma, medo, angústia ou outro tipo de perturbação emocional ou mental.

Para a psicanálise, a catarse é vista como um processo de cura, sendo muito defendido por Sigmund Freud. A mesma é encarada como sendo o momento no qual o paciente é libertado dos traumas que o angustiavam. A psicanálise usa diversas metodologias de tratamento para levar um paciente a catarse a hipnose e volta aos momentos vividos no passado são dos mais usados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais