Buscar

Qual foi a importância do cinema durante a 2° Guerra Mundial?

💡 4 Respostas

User badge image

marta lima alves

O cinema, naquele momento tenso de nossa história, em que os países se confrontavam, foi de suma relevância para mostrar a realidade da época para todos. A competição, as tecnologias bélicas e o revanchismo.

0
Dislike0
User badge image

Agatha Muniz

O cinema também serviu para a propagação de ideias antissemitas, como na produção do filme alemão '' O eterno Judeu'', que mesclava a imagem deturpada e figurada de judeus com a imagem de ratos...ou seja, a sétima arte também foi utilizada para manobrar intenções e propagar preconceitos infundados, já que nem todo mudo é dotado de espiríto crítico e não sabe identificar ideias ruins.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Primeira Guerra Mundial começou no início do século XX, mais especificamente em 28 de julho de 1914 e se alastrou até 1918. O conflito envolveu diversos países do mundo inteiro, tendo como principais participantes a Tríplice Entente, formada por Reino Unido, França e Rússia, e a Tríplice Aliança, inicialmente tendo como membros a Alemanha, a Itália e a Áustria-Hungria, mas com a Itália saindo logo após o início da guerra.

Por sua vez, a Segunda Guerra Mundial acontece entre 1939 e 1945 e contou com a participação de 72 países. Seu início ocorre com a invasão da Polônio pela Alemanha e terminou com a rendição desta última.

Nesse contexto, o período entre guerras, mais precisamente entre 1918 e 1939 caracteriza-se por grandes tensões sociais e políticas que proporcionou que regimes totalitários se firmassem em alguns países da Europa. Além disso, vale ressaltar o fortalecimento do socialismo e a ocorrência da Grande Depressão, também chamada de Crise de 1929, que é tratado como a pior recessão econômica do século XX.

Tratando-se do Cinema da época, o mesmo era constituído por diversão produções cinematográficas retratando o nazismo (tanto enaltecendo na Alemanha quanto alertando sobre os perigos de tal governo, sendo esta ultima obra da famosa Warner Bros). Ademais, na União Soviética também havia produções que foram muito importantes para a divulgação marxista-leninista pro mundo, sendo as principais: “O Encouraçado Potemkin” (1925), Alexander Nevsky (1938), Três Músicas Para Lenin (1934) e Lenin Em Outubro (1937).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais