Buscar

Preciso de auxílio em uma questão da minha cadeira EAD

“O levantamento da produção científica sobre o tema humanização na atenção primária à saúde foi realizado nos periódicos nacionais através de uma pesquisa na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Utilizou-se, para a busca, as seguintes palavras-chave: humanização, atenção primária, saúde coletiva, acolhimento, saúde pública. Obteve-se um total de 31 artigos sendo que, destes, apenas 16 foram analisados, por satisfazerem o critério de inclusão, ou seja, abordar a temática humanização no contexto da atenção primária à saúde. Procedeu-se, então, à análise do material, seguindo-se as etapas: leitura exploratória, a fim de conhecer todo o material; leitura seletiva, através da qual foram selecionados os artigos pertinentes aos propósitos da pesquisa; leitura analítica dos textos, momento de apreciação e julgamento das informações. Finalmente, leitura interpretativa que, apoiada na experiência profissional dos pesquisadores, conferiu significado mais amplo aos resultados obtidos”.

Modificado a partir de: SIMÕES, A. L. A. et. al. Humanização na saúde: enfoque na atenção primária. Texto Contexto Enferm, v. 16, n. 3, 2007.

O trecho apresentado acima, refere-se:

   

à revisão de literatura, pois, buscou-se diversos artigos a fim de se identificar uma lacuna no conhecimento para ser investigada.

   

ao referencial teórico, pois, os artigos selecionados serviram para fundamentar teórica e metodologicamente a pesquisa.

   

à introdução de um projeto de pesquisa, pois, apresenta, detalhadamente, o tema da pesquisa.

   

à justificativa de um projeto de pesquisa, pois, demonstra a importância de se realizar estudos sobre humanização da saúde.

   

a uma pesquisa bibliográfica, pois, o material encontrado, após busca rigorosa e sistemática, foi submetido à análise, produzindo resultados.

💡 5 Respostas

User badge image

Tiago Alves

a introdução de um projeto de pesquisa

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O enunciado dessa pergunta está descrevendo o que no campo de metodologia científica chamamos de referencial teórico, que nada mais é do que uma busca por trabalhos científicos que ajudem o autor a fundamentar o seu trabalho tanto teoricamente quanto metodologicamente. O texto descreve como e em quais bases de dados os autores buscaram por estudos relacionados ao tema da pesquisa, quantos artigos foram lidos e quais foram os critérios para a seleção dos mesmos e quais foram o critérios na leitura e interpretação no material.

Portanto, a alternativa que responde corretamente o enunciado é a alternativa "B".

1
Dislike0
User badge image

Temístocles Gomes

a uma pesquisa bibliográfica, pois, o material encontrado, após busca rigorosa e sistemática, foi submetido à análise, produzindo resultados.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais