Buscar

Qual o significado do sinal da função de onda? O que é interferência construtiva e interferência destrutiva?

💡 4 Respostas

User badge image

Brenna Alves Costa

Interferência destrutiva: Ocorre quando duas ondas que se encontram têm fases diferentes, de forma que uma aniquila a outra.

Interferência construtiva: Ocorre quando as duas ondas que se superpõem têm a mesma fase e uma “reforça” a outra, tendo como resultado uma onda maior que as que lhe deram origem.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A função de onda descreve o movimento periódico propagado pelas ondas. Quando a equação da onda possui sinal negativo, quer dizer que a mesma corta o eixo das ordenadas em um valor negativo e, de forma oposta, quando seu valor é positivo, a onda passa pelo eixo das ordenadas em um valor positivo.

Ademais, o fenômeno de interferência ocorre quando duas ondas se encontram e a energia das mesmas se soma. Nesse contexto, a interferência é chamada de construtiva quando corre entre máximo e máximo e obtém-se como resultado uma amplitude duas vezes maior que a original. Por sua vez, a interferência destrutiva acontece quando a diferença de fase é de \(180°\) e soma-se máximo com mínimo, produzindo uma amplitude nula.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais