Buscar

Questão 5/5 - Gestão de Pessoas

Questão 5/5 - Gestão de Pessoas
QUESTÃO PADRÃO ENADE 
Analise o texto abaixo:
“A remuneração é um dos subsistemas mais importantes da área de Recursos Humanos, pois se a organização se preocupa em bem recompensar seus colaboradores, os mesmos se sentirão valorizados e permanecerão por muito mais tempo na mesma. Quando falamos em remuneração, vai além do salário, mas inclui, a soma do salário total e outros benefícios agregados.
A remuneração ou salário, assim mais conhecido é a forma de retribuição ao colaborador, e que em troca disso injeta na empresa, seu conhecimento adquirido em cursos especializados ou até mesmo em outras organizações ao longo da vida. Remunerar é muito mais que pagar o salário ao final de cada mês, é reconhecer o valor do colaborador para o desenvolvimento e crescimento da organização e assim remunerá-lo de forma condizente à sua função e as atividades desenvolvidas.
Segundo YOUNG (2009, p.34) “a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações in natura que a empresa por força do contrato ou do costume, fornece habitualmente ao empregado, é reconhecido como remuneração”.
Outro subsistema importante para a área de ARH e aliado à remuneração, são os benefícios, que segundo, MARRAS (2002, p.137) “é o conjunto de programas ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salários. O somatório compõe a remuneração do empregado.”
Ou seja, todos os valores agregados em cima do salário, são chamados de benefícios, podendo ser classificados em compulsórios (é imposto por lei em acordo ou convenção coletiva), ou espontâneos (oferecido pela organização por vontade própria, até mesmo para ser um atrativo diferente de outras organizações).
E não é fantasia, os benefícios realmente chamam a atenção do candidato. Podendo ocorrer desde o primeiro momento em que está à procura de uma oferta de emprego, ou até mesmo para aqueles que já estão no mercado de trabalho e que pensam em trocar de organização visando uma melhoria pessoal e até mesmo financeira.
Sabemos que Remuneração e Benefícios, não são os únicos instrumentos para manter colaboradores dentro da organização, mas é um fator incentivador para que os mesmos queiram chegar e ficar. A ARH deve estar buscando sempre reciclar seus planos de Remuneração e Benefícios, para que não percam profissionais qualificados, por não estar dentro das expectativas do mercado.”
Thaisa Lima Santana,  https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/remunerao-e-benefcios/ - acessado em 26/08/19
Ao analisar informações sobre remuneração e benefícios apresentadas no texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I - A remuneração e benefícios são instrumentos importantes no contexto de gestão de pessoas nas organizações.
PORQUE
II- A remuneração e benefícios são aspectos importantes para atração e retenção de talentos nas organizações.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
 
A    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
 
B    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 
C    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 
D    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
E    As asserções I e II são proposições falsas
 

💡 13 Respostas

User badge image

michele liberato

Acabei de responder tirei 100 é a letra A

10
Dislike0
User badge image

Wanderson Carvalho

É a letra A marquei é está correta
8
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Letra B não é, marquei ela e deu errada.

7
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais