Buscar

EM RALAÇÃO AO ESCAMBO QUAIS FORAM SUAS CARACTERISTICAS

💡 3 Respostas

User badge image

Regina Elias

Como características básicas, o escambo se apresenta como uma troca de produtos em estado natural, que variam de acordo com as condições do lugar onde se dão as trocas, as atividades desenvolvidas pelo grupo, e suas respectivas necessidades. Neste sistema, a própria mercadoria torna-se moeda, passando a representar também, medida de valor e de riqueza, assim como acontece em civilizações mais simples. Seguindo esta mesma lógica, algumas mercadorias passarão a ter uma procura maior que outras, tornando-se involuntariamente a moeda daquele grupo.

Historicamente, os elementos mais utilizados no sistema do escambo foram o gado, o sal, açúcar, novelos, meadas e tecidos, bem como peças de metal, em especial peças nos formatos de faca e chave, comuns na Ásia e na África.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A moeda que temos atualmente é produto de uma longa evolução. No início, as trocas comerciais eram feitas mediante o Escambo.

Escambo é a prática comercial em que não se utiliza moeda, praticada desde a antiguidade. O escambo era realizado por meio de trocas, de acordo com o que cada parte tinha a oferecer. Por exemplo, se uma vila A produzisse feijão, e houvesse um excedente nessa produção, ela poderia trocar esse feijão pelo peixe em excesso pescado pelos habitantes da vila B, desde que houvesse um acordo entre eles.

Portanto, resume que o escambo consiste em relações comerciais baseada em um sistema de troca, onde não havia a utilização da moeda.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais