Buscar

O Superior Tribunal de Justiça é?

💡 2 Respostas

User badge image

Aline Fernandes

O Superior Tribunal de Justiça, criado pela Constituição Federal de 1988, disposto no artigo 104 da Magna Carta, composto por trinta e três Ministros, tem a competência de interpretar as normas infraconstitucionais, uniformizando o entendimento das leis federais em todo o território nacional. Este tribunal tem, por função, julgar as causas cíveis e criminais que não disponham sobre matéria constitucional, de competência do Supremo Tribunal Federal.

Compete, também, ao Superior Tribunal de Justiça, processar e julgar os crimes comuns praticados por autoridades, como: Governadores do Estado ou do Distrito Federal, desembargadores, conselheiros de Tribunais de Contas e Procuradores da República.

A escolha dos Ministros é de competência do Presidente da República, que nomeará dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco, aqueles com notável saber jurídico e reputação ilibada, após a  aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal.

O principal instrumento a ser utilizado na busca da uniformização da lei junto ao Superior Tribunal de Justiça é o Recurso Especial, cuja previsão encontra-se no artigo 1029, do Código de Processo Civil, sendo cabível nos casos elencados no inciso III, do artigo 105, da Constituição Federal.

 

 

1
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

O STJ é um o tribunal responsável pela uniformização da interpretação de leis federais. Para além disso, cabe ao STJ a solução definitiva de litígios civis e penais que não envolvam matéria constitucional nem de justiça especializada. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais