Buscar

para Durkheim, a consciência coletiva teria as seguintes características:

💡 3 Respostas

User badge image

Laryssa

Uma das características essenciais desse conceito é que as duas consciências costumam interagir com o ser humano ao mesmo tempo, sendo que este acaba sendo influenciado pelas duas de maneira severa. Durkheim destaca, ainda, que essa correlação entre as duas consciências é o que possibilita a vida em sociedade.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Durkheim foi um sociólogo francês que tinha como objetivo entender a estrutura social de uma sociedade e como se dava a interação entre as pessoas e o meio em que elas habitavam. Para ele, um sujeito é sempre influenciado pelo meio que vive e, assim, a sociedade possui um papel importante na consciência de cada um.

Neste sentido, para Durkhiem, existe dois tipos de consciência: a consciência intelectual e a consciência coletiva. A consciência intelectual se refere ao que parte do próprio indivíduo e o que ele entende autonomamente da sociedade. Entretanto, as fronteiras entre consciência individual e coletiva não são bem delimitadas, visto que somos amplamente influenciados pela consciência coletiva. Esta se refere principalmente a tudo que recebemos de forma exterior pela sociedade, como conhecimentos, tradições, culturas, regras, normas, etc.

Portanto, a consciência coletiva se refere a tudo aquilo que um indivíduo recebe de uma sociedade que é comum a todos os seus pares dentro da sociedade. Esta consciência permite uma unidade social, já que faz com que exista certo padrão de comportamento entre os membros de uma sociedade, que compartilham muitas ideias, culturas, práticas, regras de conduta, linguagem, gestos, etc.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais