Buscar

O que significa Graus de liberdade?

💡 4 Respostas

User badge image

Rafael Magalhães

Grau de liberdade é, em estatística, o número de determinações independentes (dimensão da amostra) menos o número de parâmetros estatísticos a serem avaliados na população. É um estimador do número de categorias independentes num teste particular ou experiência estatística.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O número de graus de liberdade é o número de valores no cálculo final de uma estatística que pode variar livremente. O número de maneiras independentes pelas quais um sistema dinâmico pode se mover, sem violar qualquer restrição imposta a ele, é chamado número de graus de liberdade.

Em outras palavras, o número de graus de liberdade pode ser definido como o número mínimo de coordenadas independentes que podem especificar completamente a posição do sistema.

Em geral, os graus de liberdade de uma estimativa de um parâmetro são iguais ao número de pontuações independentes que entram na estimativa menos o número de parâmetros usados como etapas intermediárias na estimativa do próprio parâmetro (na maioria das vezes a variação da amostra possui N - 1 graus de liberdade, uma vez que é calculado a partir de N escores aleatórios menos o único parâmetro 1 estimado como etapa intermediária, que é a média da amostra).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais