Buscar

. (Vunesp 99) Sobre catalisadores, são feitas as quatro afirmações seguintes.I - São substâncias que aumentam a velocidade de uma reação.II - Reduzem

. (Vunesp 99) Sobre catalisadores, são feitas as quatro afirmações seguintes. I - São substâncias que aumentam a velocidade de uma reação. II - Reduzem a energia de ativação da reação. III - As reações nas quais atuam não ocorreriam nas suas ausências. IV - Enzimas são catalisadores biológicos. Dentre estas afirmações, estão corretas, apenas: a) I e II. b) II e III. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) II, III e IV.

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Catalisadores são substâncias que alteram a velocidade de uma reação sem ser consumido durante o processo.

Considerando as propriedades dos catalisadores, podemos afirmar que tais substâncias aumentam a velocidade da reação fornecendo um caminho alternativo (mecanismo de reação), ou seja, os catalisadores atuam permitindo que uma reação ocorra por um caminho alternativo que apresenta menor energia de ativação.

Porém, vale ressaltar que os os catalisadores alteram apenas o caminho da reação (mecanismo), não o ∆H da reação. Dessa forma, altera apenas a velocidade. As reações ocorreriam em sua ausência, mas com velocidade reduzida.

Nesse contexto, vale ressaltar as enzimas, que são proteínas que atuam aumentando a velocidade das reações e que, por esse motivo, são conhecidas como catalisadores biológicos.

Portanto, está correto o que se afirma em em I, II e IV e, desse modo, está correta a alternativa d).

1
Dislike0
User badge image

Guilherme Cardoso

letra D

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais