Buscar

No governo do Presidente Itamar Franco (em junho de 1994) foi lançado, pelo seu ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, o plano econômico

No governo do Presidente Itamar Franco (em junho de 1994) foi lançado, pelo seu ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, o plano econômico conhecido como Plano Real. Esse plano equiparou a moeda brasileira ao dólar, a) reduziu a taxa de juros e anunciou a contenção do déficit público com uma política de demissões dpos funcionários públicos que possuíssem altos salários. b) elevou as taxas de juros e anunciou a redução do déficit público, devido aos empréstimos do FMI, combinado com a contratação de centenas de novos fiscais para impedir a importação de produtos supérfluos no mercado brasileiro. c) diminuiu as taxas de juros, proporcionando ao pequeno e médio empresário brasileiro a possibilidade de competir com os produtos trazidos pelas empresas multinacionais. d) elevou a taxa de juros e anunciou a redução do déficit público, devido à privatização das empresas estatais. e) diminuiu as taxas de juros, facilitou o crédito para as micro e médias empresas, diminuiu os impostos sobre a produção de bens nacionais, para incentivar o aumento da produção, e controlou o déficit público com uma agressiva política de nacionalizações de empresas estrangeiras.

💡 3 Respostas

User badge image

univita espaco

Itamar Franco assumiu a presidência do país em janeiro de 1993, em meio a um contexto político e econômico complexo, permeado pela recessão, altos índices inflacionários e elevadas taxas de desemprego.

O governo de Itamar foi marcado por enormes esforços para organizar esse cenário. Para isso, buscou realizar alianças com diversos partidos políticos do país, principalmente o PMDB (Partido Movimento Democrático Brasileiro) e o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). 

Em abril de 1993, assim como estava instituído na constituição, foi realizado um plebiscito a fim de decidir o sistema político de governo do país. A população optou por manter o regime republicano, com 66% dos votos, e o presidencialismo, com 55%. 

Plano Real 

Uma das mudanças mais importantes do governo de Itamar Franco foi o Plano Real, criado por Fernando Henrique Cardoso, então Ministro da Fazenda, sociólogo e um dos fundadores do PSDB. 

O objetivo do Plano Real era regular as taxas da inflação. Para isso, foi criada uma unidade real de valor (URV), que se aplicava a todos os produtos e correspondia a um dólar. Mais tarde, a URV se tornou a nova moeda brasileira, o real.

O Plano desenvolvido por FHC foi eficaz ao controlar a inflação, reduzir o déficit orçamentário e aumentar o poder de compra da população a partir do aumento das taxas de juro. Além disso, como Ministro da Fazenda, FHC promoveu a redução de gastos no orçamento público e a privatização de dezenas de empresas antes estatais.

O fim do governo

O aumento do poder de compra da população e o controle da inflação fizeram com que Itamar terminasse seu mandato com altos índices de popularidade. Em 1994, Fernando Henrique Cardoso candidatou-se à presidência da República e foi eleito com 54% dos votos, contra 27% destinados a Luís Inácio Lula da Silva. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Plano Real foi um programa de estabilização na economia brasileira que visou o fim da elevada taxa de inflação (aumento persistente no preço geral dos produtos e serviços de uma nação), que ameaçava o país em decadência econômica. A estratégia do plano foi equiparar os valores do real com o dólar, promovendo a venda do dólar e aumento dos juros, atraindo capital internacional pelas altas taxas de juros, reforçando a situação com privatizações, livre negociação salarial e maior liberação de capital.

Portanto, sobre o Plano Real, a alternativa correta é: d) elevou a taxa de juros e anunciou a redução do déficit público, devido à privatização das empresas estatais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados