Buscar

Entre os eventos do período regencial (1831-1840), podemos citar: A) a criação da Guarda Nacional, que garantiu a unidade do território brasileiro.B)

Entre os eventos do período regencial (1831-1840), podemos citar: A) a criação da Guarda Nacional, que garantiu a unidade do território brasileiro. B) a extinção do poder moderador, que garantiu a democratização no cenário político nacional. C) a Reforma Constitucional de 1834, que criou as Assembléias Provinciais com autonomia política. D) a ameaça à centralização do poder e à unidade territorial do Brasil. E) a eclosão de movimentos sociais, como a Guerra dos Farrapos e a Sabinada, favoráveis à volta de D. Pedro I.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Quando Dom Pedro I saiu do poder, Dom Pedro II ainda não tinha idade para assumir o trono e precisava esperar, essa fase foi diferente para a história da política brasileira. Esse foi chamado de período regencial que durou de 1831 a 1840, o poder foi bastante disputado entre os líderes daquela época.

Assim, o período regencial foi considerado um período de transição entre os governos de Dom Pedro I e Dom Pedro II. As revoltas separatistas quem foram contidas fortaleceram o poder central do estado no Rio de Janeiro.

Esse período foi marcado por muitas rebeliões, com algumas revoltas como Cabanagem, Balaiada, Sabinada e Farroupilha, buscando a melhora da condição de vida. Também ocorreu a união dos setores e elites conservadoras da sociedade para continuar no poder.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais