Buscar

Péricles, que governou Atenas de 461 a 429 a. C., definiu o sistema político de sua cidade da seguinte maneira: “Vivemos sob uma forma de governo que

Péricles, que governou Atenas de 461 a 429 a. C., definiu o sistema político de sua cidade da seguinte maneira: “Vivemos sob uma forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar outros. Seu nome, como tudo depende não de poucos mas da maioria, é democracia”. Porém, para muitos historiadores modernos, ainda que se considere Atenas como local de origem e paradigma da democracia, ela não foi uma democracia modelo, pois existiam grupos sociais que eram excluídos do processo político. Sobre a sociedade e os sistemas políticos da Grécia antiga, é correto afirmar: - Diferentemente da vizinha Atenas, a cidade de Esparta adotava uma forma de governo conhecida como oligarquia ou diarquia. - Com Péricles, a democracia ateniense foi ampliada; porém seu governo também foi marcado pelo auge do escravismo. - Desejando expandir seu sistema político, Atenas submeteu Esparta e Tebas e deu aos habitantes dessas duas cidades os mesmos direitos conferidos aos atenienses. - Durante o governo de Péricles, os cidadãos atenienses, independentemente da situação econômica de cada um, deveriam participar das assembléias e decisões de governo. - No século V a. C., as conquistas militares de Alexandre Magno expandiram o domínio político de Atenas até a Península Itálica. - Ao se dizer que o sistema político ateniense não era uma “democracia modelo”, faz-se referência ao fato de que apenas uma parte de seus habitantes eram reconhecidos como cidadãos.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, iremos realizar uma análise sobre o período em que Péricles governou Atenas e verificaremos na questão qual foi realmente sua contribuição e modelo de governo.

Logo, ao analisarmos as assertivas que estão expostas no texto inicial, iremos inferir que a terceira e a quinta assertiva estão erradas, sendo verificado que a primeira assertiva está correto pelo fato de que Esparta tinha como entendimento de forma de governo que o melhor sistema seria o oligárquico; por conseguinte, temos a segunda assertiva, que faz alusão ao governo de Péricles, em que os índices de escravidão subiram muito, mesmo dentro de um sistema democrático; na quarta assertiva, uma característica do governo de Péricles era a exigência do exercício da democracia, fazendo as pessoas deveriam participar das assembleias sobre o destino daquela localidade; por fim, na última assertiva temos que, apesar de Atenas se dizer democrática, isso se restringia a uma parte mínima da sociedade em que poderiam usufruir de bem-feitorias que o restante dos cidadãos não poderiam.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais