Buscar

“Neopopulismo” prejudica a democracia na AL. Folha 05/05/00A disputa pelo poder na AL sempre representou uma sede interminável no contexto histórico

“Neopopulismo” prejudica a democracia na AL. Folha 05/05/00 A disputa pelo poder na AL sempre representou uma sede interminável no contexto histórico da região. As ideologias se manifestam e os poderes divergem. Sobre a atual situação da região, na visão neopopulista, é correto afirmarmos: a) A mobilização constante das tropas militares como vem ocorrendo na Bolívia e na Venezuela, por exemplo, reflete uma nova tendência política baseada na “democracia das fardas”. b) O estado de direito é uma conseqüência dos movimentos populares que, nas últimas décadas, vêm elegendo de maneira legítima, na AL, os seus principais líderes. c) A América Latina ainda repousa nos movimentos populares das últimas décadas, que de uma certa forma, ajudaram a derrubar as ditaduras; entretanto as idéias novas ainda mantêm a política velha. d) A vitória do socialismo no Chile, a coalizão na Argentina, o plebiscito no México onde o P.R.I não tem mais o seu candidato escolhido pelo presidente. São hoje a maior prova de fortalecimento político e a certeza do desenvolvimento econômico no futuro? e) O neopopulismo é apenas um privilégio dos antigos governantes, visto que ainda existe um domínio militar exagerado na AL.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Depois das chamadas ditaduras militares em vários países da América Latina no contexto da Guerra Latina e da dita ameaça da invasão comunista, surge uma nova onda de governos populistas que procuram sempre cravar seu poder por meio de retórica e ações populistas, geralmente carismática que procuram fazer com que a população sinta que seu líder está no mesmo patamar do povo. Isto aconteceu com muita força no “kirchnerismo” na Argentina, além dos governos da Bolívia e da Venezuela, de Chávez e Maduro, respectivamente.

Portanto, a alternativa que melhor responde esta questão é a letra c), já que a Améria Latina, de fato, ainda possui muitos movimentos populares e estes possuem força pois derrotaram ditaduras militares, mas acabam reforçando uma velha política.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais