Buscar

(FESP) Examine atentamente as sentenças a seguir e assinale o grupo das que lhe parecerem corretas.1 - Paralelamente ao Equador ficam dispostos c

(FESP) Examine atentamente as sentenças a seguir e assinale o grupo das que lhe parecerem corretas. 1 - Paralelamente ao Equador ficam dispostos círculos que diminuem de tamanho à proporção que estão mais próximos dos pólos. 2 - A latitude de um lugar é medida em km e representa a distância entre dois pontos na superfície do planeta. 3 - As coordenadas geográficas compreendem a latitude, a longitude, a distância em metros em relação ao nível do mar e as isoietas. 4 - A longitude é o afastamento, medido em graus, de um meridiano em relação a outro, chamado meridiano de Greenwich. 5 - Quando se projeta a rede de paralelos e meridianos sobre o papel, tem-se uma projeção cartográfica. Assinale: a) se todas são corretas: b) se apenas 1, 2 e 3 são corretas; c) se apenas 1, 4 e 5 são corretas; d) se apenas 2, 3 e 5 são corretas; e) se apenas 2, 4 e 5 são corretas.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A fim de facilitar o estudo do globo terrestre, traça-se sobre o mesmo linhas imaginárias chamadas de paralelos e meridianos.

Os paralelos são eixos que circundam a Terra na direção horizontal, cuja função é medir as latitudes em graus para o Sul e para o Norte - o paralelo mais conhecido é a Linha do Equador, responsável por segregar o globo terrestre nos hemisférios norte e sul.

Por sua vez, os meridianos são linhas com direção vertical empregadas por mensurar as longitudes a oeste e a leste, sendo principal meridiano é o Meridiano de Greenwich, que divide a Terra em Leste (hemisfério oriental) e Oeste (hemisfério ocidental).

Visto isso, a alternativa 2 está incorreta pois a latitude é medida em graus. A 3 também está incorreta pois as isoietas não são necessárias para as coordenadas geográficas. As demais estão corretas.

Portanto, a alternativa c) está correta.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais